Bem vindos a Que cozinhamos hoje

Obrigado por visitarem o meu blog! Espero que desde este momento em diante ele passe a ser um pouquinho de cada um de vocês também e que juntos possamos aprender muitas coisas.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Arroz com verduras e camarão

Amo camarão! Quem me conhece sabe disso. Se tenho que escolher um prato e entre eles há um que leva camarão de alguma maneira... Com certeza me decantaria por este. Tem um sabor e um aroma inigualável, se pode combinar com quase tudo, e ainda nos aporta vitaminas e minerais... Então,  por quê não atrever-se a cozinhar este arroz que além de muito saudável e nutritivo tem um sabor que é um espetáculo? 

Ingredientes:
500g de camarão
1 cebola
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo (opcional)
2 cenouras tamanho médio
1/2 abobrinha
1/2 xícara de ervilhas
1 xícara de arroz
Caldo de camarão
Sal a gosto
1 dente de alho
1 pimenta vermelha
Azeite de oliva

Preparo:
Primeiro limpamos os camarões tirando-lhes as cascas, as cabeças e os intestinos. As cascas e as cabeças colocamos em uma panela com um pouco de azeite, deixamos refogar aplastando-as com uma colher de pau para que solte todo o líquido. Logo, acrescentamos 500ml de água e deixamos que ferva por alguns minutos. Assim já temos pronto o nosso caldo de camarão. Reservamos.
À parte, cortamos as cebolas e os pimentões em tiras, a cenoura em lâminas finas e a abobrinha em cubos.

Esquentamos uma frigideira com um pouquinho de azeite (apenas que cubra o fundo) e refogamos a cenoura, os pimentões e a cebola. Adicionamos um pouco de sal e pimenta e deixamos refogar por mais ou menos cinco minutos.

Passado este tempo juntamos 1/2 xícara (cafezinho) de água e continuamos refogando até que a cenoura esteja ficando macia. Neste momento incorporamos a abobrinha, as ervilhas e, se necessário, um pouco mais de água e sal.

Quando a abobrinha estiver al dente apartamos a frigideira do fogo e reservamos.
Em outra frigideira esquentamos um pouco de azeite e douramos um dente de alho cortado em lâminas.

Logo depois de dourado, retiramos o alho, para que não se queime (pois o alho queimado amarga) e colocamos os camarões, a pimenta vermelha e uma pitada de  sal. Deixamos no fogo até que os camarões mudem de cor (2 ou 3 minutos para que não fiquem secos).

Neste momento, retiramos os camarões da frigideira e adicionamos o arroz.

Refogamos um pouco e o cobrimos com 2 xícaras e meia do caldo de camarão que haviamos reservado, acrescentamos sal e deixamos cozinhar a fogo lento por mais ou menos 15 minutos (ou até que o arroz esteja al dente). Se necessário adicionamos mais caldo.

Depois de cozido mesclamos com as verduras reservadas e decoramos com os camarões.

  

6 comentários:

  1. Também sou grande apreciadora de peixes, camarão, frutos do mar em geral, acho-os deliciosos. Seu arroz além de lindo e colorido, ficou super gostoso certamente, a combinação de ingredientes está excelente. Adorei Ana. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obribada Josy! Um ótimo fim de semana pra você também.

      Excluir
  2. Olá Ana,
    um arroz bem feitinho assim é bom demais, que delícia!

    Beijão, bom fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E as verdurinhas dá um sabor maravilhoso! Obrigada Andréa e um bom fim de semana. Bjusss.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...