Bem vindos a Que cozinhamos hoje

Obrigado por visitarem o meu blog! Espero que desde este momento em diante ele passe a ser um pouquinho de cada um de vocês também e que juntos possamos aprender muitas coisas.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Torta bavaroise de morango




Torta de morangos é uma coisa que todo mundo gosta, né? Por isso eu escolhi voltar a pôr o blog em ação com esta receita, "a lo grande" como se diz, hahaha... Na verdade esta torta eu fiz para o aniversário da minha sogra... Como na casa dos meus sogros todos adoram tortas com frutas decidimos pela de morangos, afinal, já estamos na época deles e, cá pra nós, é uma fruta danadinha de boa! É ou não é? A torta foi todo um êxito aqui em casa, comprovem vocês também. Ah! E não esqueçam de me contarem como ficou a de vocês. Beijinhos...

Ingredientes:

Para a base:
3 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
1e 1/2 colher (sopa ) de farinha de trigo
1 pitada de sal
100g de morangos fatiados

Para a bavaroise:
400g de morangos
200g de açúcar
Sumo de 1/2 limão
200ml de nata ou creme de leite
9 folhas de gelatina
Água

Para a cobertura:
200g de morangos
Sumo de 1/2 limão
100g de açúcar de confeiteiro
Água

Preparo:

1- Começamos preparando a base: Batemos primeiro as claras em neve. Quando formarem picos altos, acrescentamos o açúcar, uma colher de cada vez, sem parar de bater. As claras tem que ficar bem firmes. Logo adicionamos as gemas, uma a uma, batendo sempre. 
Com um batedor manual misturamos a farinha, delicadamente, para que não baixem as claras. 
À parte, forramos uma bandeija com papel de forno, untamos com margarina e despejamos a massa. Levamos para assar em forno pré-aquecido a 180º por mais ou menos 8 minutos. 
Depois de assado, com uma forma desmontável, cortamos um círculo que nos servirá de base para a torta.


Colocamos a forma desmontável (sem o fundo) sobre um prato para bolo e arrumamos dentro a base da torta. Cobrimos esta base com 100g de morangos fatiados





2- Para a bavaroise: Lavamos os morangos, escorremos e retiramos as folhinhas. Trituramos os morangos no liquidificador com o sumo de 1/2 limão. Passamos este purê por um coador e reservamos.




Colocamos as folhas de gelatina para hidratar em um pouco de água fria.
Se utilizamos nata, este é o momento de batê-la com um batedor elétrico até que fique com uma consistência firme. Se utilizamos creme de leite, separamos a parte líquida e utilizamos a mais espessa. Reservamos. 
Em uma panela pequena colocamos  o açúcar e a água (o suficiente para cubrir o açúcar). Levamos ao fogo e deixamos ferver até começar a ficar amarelo. Neste ponto, apagamos o fogo, escorremos bem a gelatina e misturamos com esta calda até que se dissolva por completo.
Despejamos a calda de açúcar sobre o purê de morangos e misturamos bem. Esperamos a que se esfrie um pouco e acrescentamos a nata ou o creme de leite que temos reservado, misturamos delicadamente. 


Despejamos esta mescla dentro da forma sobre os morangos e levamos a geladeira por mais ou menos 2 horas.


3- Para a cobertura, trituramos os 200g de morangos já lavados com o sumo de 1/2 limão. Passamos este purê pelo coador e adicionamos o açúcar de confeiteiro. Reservamos.


Em seguida, hidratamos a gelatina em água fria. Quando já estiver hidratada, esquentamos 50ml de água, escorremos a gelatina e a dissolvemos na água quente. Adicionamos esta água ao purê de morangos e misturamos até que se esfrie.


Logo cubrimos o bavaroise com esta calda, com cuidado, se necessário, vamos colocando a calda com a ajuda de uma colher.



Decoramos a gosto com alguns morangos e levamos outra vez à geladeira até ficar com uma consistência firme.


Desenformamos e servimos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...