Bem vindos a Que cozinhamos hoje

Obrigado por visitarem o meu blog! Espero que desde este momento em diante ele passe a ser um pouquinho de cada um de vocês também e que juntos possamos aprender muitas coisas.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Lombo de porco recheado


Faltam sete dias para o natal... a verdade é que eu nem me dava conta disso... este mês está passando tão rápido.. e ainda estamos pensando em qual menú escolher para este dia... Uma das minhas opções é este lomo recheado que não dá trabalho nenhum e ainda me deixa tempo para me preparar para a ceia. Além do mais está delicioooso e só de olhar para ele dáme enche a boca de água.

Ingredientes:
1 kg de lombo de porco
1 cebola  pequena picada
1/3 de xícara de passas
1/3 de xícara de ameixas sem caroços cortadas ao meio
1/3 de xícara de nozes picadas
100g de bacon cortado em pedaços pequenos e finos
150g de presunto cru (ou bacon) em fatias
6 batatas
Alecrim
Azeite
Sal e pimenta a gosto

Para o molho:
1 lata de creme de leite
Líquido que solta a carne depois de assada
1/2 cebola
Sal e pimenta a gosto
Azeite

Preparo:
Começamos lavando e secando muito bem a carne.

Em seguida, a abrimos como indico nas fotos (deixando-a como um livro aberto). Reservamos.

Em uma frigideira com um pouquinho de azeite refogamos a cebola junto com o bacon. Quando a cebola já estiver bem transparente, retiramos a frigideira do fogo e juntamos as passas, as ameixas e as nozes.

Temperamos a carne com sal e pimenta pelos dois lados e espalhamos o recheio. 

Fechamos, um lado de cada vez...

e cobrimos toda a carne com presunto cru ou, se desejar, pode-se cobrir com bacon.
Tapamos com papel alumínio...
E levamos a assar em forno pré-aquecido a 180º por mais ou menos 1 hora.
Enquanto isso, descascamos as batatas e as lavamos. Temperamos com um pouco de sal,  umas folhinhas de alecrim e um pouco de azeite. Enrolamos com papel alumínio e as levamos a assar por mais ou menos 30 minutos (aproveitamos e as assamos ao lado da carne ou na prateleira de baixo do forno).
Depois de assado o lombo, retiramos a carne do forno e com muito cuidado abrimos um dos lados do papel alumínio para aproveitar o líquido que se depositou ali dentro e que usaremos para fazer o molho.


Preparo do molho:
Em uma frigideira, refogamos a cebola em um pouco de azeite. Logo, juntamos o líquido da carne, o creme de leite, a pimenta e o sal. Misturamos bem, e quando comece a ferver retiramos do fogo e batemos tudo no liquidificador.

Servimos a carne sobre o molho acompanhada das batatas assadas.


8 comentários:

  1. Olá Ana,
    obrigada por sua visita ao meu blog, já estou te seguindo tbm!
    Amo carne de porco, fiz um lombo festivo tbm e vou postar amanhã.
    gostei muito da sua receita, o seu lombo ficou lindo, com um aspecto super delicioso!

    Beijos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, este prato está mt bonito, ótima sugestão para o Natal!
    Obrigada pela sua visita ao Vivendo e Aprendendo!
    Bjsss
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  3. Jesus Cristo!! Chegando agora e já dando de cara com uma delícia dessas?
    Eita lelê que eu to aqui babando rs
    Menina que super receita, eu já favoritei por aqui e em breve eu quero experimentar..
    Um beijo carinhoso e uma quarta-feira linda viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sheila,
      você é mesmo um amor! Além do mais tem um blog que é maravilhooso! Volte sempre querida. Bjussss.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...