Bem vindos a Que cozinhamos hoje

Obrigado por visitarem o meu blog! Espero que desde este momento em diante ele passe a ser um pouquinho de cada um de vocês também e que juntos possamos aprender muitas coisas.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Torta de limão

Esta torta eu decidi fazer quando esteve aqui em casa a minha amiga Renata. Conversando, a Rê me comentou algo sobre uma amiga sua que havia feito uma torta com recheio de limão. A quanto tempo eu não comia uma torta de limão... Imediatamente se montou na minha mente esta torta: bolo..., camada generosa de recheio de limão, bem consistente... e cobertura de suspiros....! Minha boca se encheu de água. Havia acabado de passar as festas de fim de ano, havia comido muito chocolate, muito turrón, polvorones pra não mais acabar, me fazia falta uma sobremesa fresquinha... e esta, veio bem a calhar! 

Ingredientes para o bolo:
1 yogurte de limão
1 medida de yogurte de óleo de girassol
1 e1/2 medidas de yogurte de açúcar
3 medidas de yogurte de farinha de trigo
4 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

Preparo do bolo:
Batemos o yogurte, o óleo, os ovos o açúcar e o sal  no liquidificador e vamos acrescentando a farinha e o fermento sem parar de bater. Levamos ao forno pré-aquecido a 180º por mais ou menos 45 min (dependendo do forno) em forma untada e polvilhada. Retiramos o bolo do forno e cortamos em três camadas que molharemos com a calda antes de recheiar. 


Calda:
1 xícara de água
1/2 xícara de açúcar
cascas de limão (somente a parte verde pois a branca amarga)

Preparo da calda:
Colocamos todos os ingredientes em uma panela pequena e levamos ao fogo sem mexer até que espesse um pouquinho.

Ingredientes para o recheio:
1 lata de leite condensado
1/2 lata de creme de leite fresco bem gelado
suco de três limões

Preparo do recheio:
Com a batedeira bata o creme de leite até dar o ponto de chantily e reserve. Em seguida bata o leite condensado com o suco dos limões até espessar.

Manualmente, misture os dois cremes, delicadamente, e recheie a primeira camada da torta, cubra com a segunda camada e a recheie também.

Por fim cubra com a terceira camada e deixe-a na geladeira por mais ou menos 30 minutos para que ganhe consistência.

Ingredientes para a cobertura (parte de cima da torta):
2 claras
4 colheres de sopa de açúcar

Preparo da cobertura:
Com a ajuda da batedeira batemos as claras em ponto de neve firme. Acrescentamos o açúcar aos poucos sem parar de bater até que se formem picos altos. Retiramos a torta da geladeira e cobrimos somente a parte de cima com este merengue. Levamos ao forno, que deve estar bem quente, somente para que se dourem os picos (cuidado, pois muito calor fará derreter o recheio).

Colocamos outra vez a torta na geladeira enquanto preparamos o recheio dos laterais.

Ingredientes para a cobertura (laterais da torta):
1 lata de creme de leite fresco bem gelado
2 colheres de sopa de açúcar

Preparo da cobertura (laterais da torta):
Com a batedeira, em velocidade baixa, batemos o creme de leite. Quando começar a tomar corpo, vamos acrescentando o açúcar aos poucos sem parar de bater. Continuamos batendo até que o creme tenha consistência de cobertura, mas, tendo cuidado para não bater demais pois o chantily pode passar do ponto.
Para finalizar retiramos a torta da geladeira e cobrimos todo o lateral com este chantily. Decoramos com limões cortados em meias luas.



Dicas:
Podemos substituir o chantily por merengue ou outra cobertura;
Para a parte de cima da cobertura, outra opção é fazer os suspiros à parte. Cobrir a torta com a mesma cobertura dos laterais  e decorá-la com os suspiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...