Bem vindos a Que cozinhamos hoje

Obrigado por visitarem o meu blog! Espero que desde este momento em diante ele passe a ser um pouquinho de cada um de vocês também e que juntos possamos aprender muitas coisas.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Croquetes de bacalhau


Hoje trago uma receita de croquetes, fácil, rápida e deliciosa, que tem como base aquele tradicional molho branco que utilizamos nas nossas lazanhas.
Aqui os croquetes agradam a quase todo mundo. É só dizer: hoje vou fazer croquetes (croquetas como se chama por aqui) e logo se apontam mais de um para comer. É um verdadeiro êxito. A base desta receita eu peguei no site Gallina Blanca: http://www.gallinablanca.es/receta/croquetas-de-bacalao-14411.aspx, mas já sabem, preferí fazer do meu jeito para que seja mais fácil e tenham mais sabor.

Ingredientes:
250g de bacalhau remolhado e esmigalhado
1/2 litro de leite
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 cebola pequena picada
6 colheres de sopa de margarina
azeite ou outro óleo de preferência (se bem que para o bacalhau o melhor é um bom azeite de oliva.)
sal ou 1/4 de cubo de caldo de pescado
1 pitada de noz-moscada (opcional)
1 ovo
farinha de rosca
óleo para fritar

Preparo:
Colocamos uma frigideira no fogo com um pouco de azeite ( ou óleo) e refogamos 3/4 da cebola, quando a cebola estiver transparente adicionamos o bacalhau e removemos um pouco deixando que se doure. Reservamos.

Em uma panela mais ou menos grande colocamos a margarina e refogamos a cebola restante, outra vez esperamos que fique transparente e acrescentamos de uma só vez a farinha de trigo. Removemos durante alguns minutos para que não fique com sabor a farinha e vamos colocando o leite aos pouquinhos, mexendo sempre para que não embole até que tenha uma consistência cremosa.

Neste momento juntamos o sal ou o cubo de caldo de pescado (que lhe dará mais sabor),  a noz-moscada e o bacalhau. 

Podemos adicionar também  um pouco de salsinha picada (mas isso é opcional). Retiramos do fogo e espalhamos sobre um prato para que esfrie. 

A massa não deve ficar muito dura pois ao esfriar já adquirirá a consistência adequada para ser trabalhada. Depois de fria a cubrimos com papel filme e levamos a geladeira por pelo menos duas horas. Logo enrolamos os croquetes, lhes passamos por ovo batido e a continuação por farinha de rosca.

Deixamos outra vez na geladeira, agora por uma hora antes de fritar-las. Podemos, também congelar-las dentro de um tuper (uma vasilha plástica).
Para fritar, esquentamos bastante óleo (ou se preferir,azeite, digo azeite, porque aqui se usa o azeite de oliva para quase tudo) em uma panela pequena. Quando estiver bem quente vamos colocando os croquetes para fritar em pequenas quantidades para que o óleo (azeite) não se esfrie. Depois de fritos é só comer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...