Bem vindos a Que cozinhamos hoje

Obrigado por visitarem o meu blog! Espero que desde este momento em diante ele passe a ser um pouquinho de cada um de vocês também e que juntos possamos aprender muitas coisas.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Torta da Avó ( Tarta de la abuela)

Esta receita é, digamos, uma receita tradicional da Espanha. Uma receita bastante antiga mas que continua agradando. Existem, pelo menos, duas variações para o recheio desta torta. Algumas pessoas usam o pó para pudim para rechear-la. Outras usam um creme chamado crema pastelera. Eu, particularmente, prefiro a crema (a qual, acrescento, leite condensado). Vou passar para vocês os dois tipos de recheios, mas posso afirmar, que vale a pena provar dos dois. Esta torta , por exemplo, eu fiz com o pudim, porque ainda não o havia provado. E não me decepcionou!
Vamos rechear a torta com uma camada de pudim (ou crema) e outra de chocolate, onde utilizaremos o mesmo chocolate que vamos usar para cobrir o bolo.

Ingredientes:
Biscoitos maria ou quadrados
2l de leite
conhaque (opcional)
1 caixa de pudim de baunilha
2/3 tablete de chocolate para cobertura (usaremos o chocolate para rechear e cobrir a torta)
1/2 caixa de creme de leite
1/2 lata de leite condensado
margarina





Ingredientes para a crema pastelera (recheio):
3 gemas
500ml de leite
4 colheres de sopa de azúcar (eu substituo por 1/2 lata de leite condensado)
1 colher de sopa de maizena
1 coher de sopa de margarina
casca de limão
canela em pau
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Logo, retire as cascas de limão e a canela e reserve.

Preparo:
Fazemos o pudim como indica na embalagem e reservamos. Por outro lado, misturamos o creme de leite com o leite condensado e o chocolate para cobertura. Levamos esta mescla ao fogo para que derreta o chocolate e mexemos até que espesse. Retiramos do fogo e acrescentamos a margarina que é o que vai dar brilho a nossa cobertura.
Em um recipiente fundo misturamos o leite com um pouco de conhaque (opcional). Molhamos nesta mistura os biscoitos (aos poucos para que os biscoitos não se desfaçam) e vamos arrumando na bandeija onde vamos montar a torta. Para montar começamos com uma camada de biscoitos, depois uma de pudim ou crema, outra de biscoitos e outra de chocolate, assim, sucessivamente até a altura que queiramos. A última camada será de chocolate. Decoramos a gosto. Servir fría.



Dica: Molhar bem  os biscoitos para que a torta não fique seca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...