Bem vindos a Que cozinhamos hoje

Obrigado por visitarem o meu blog! Espero que desde este momento em diante ele passe a ser um pouquinho de cada um de vocês também e que juntos possamos aprender muitas coisas.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Raxo


O raxo, apesar de ser um prato típico galego, eu só vim a conhecer (e a provar) há bem pouco tempo, quando o meu marido me levou a uma raxaria na Coruña (que agora não lembro o nome). Eu adorei este prato, simples e delicioso... Uma boa pedida para aqueles dias que não temos muito tempo. Aqui sempre vai acompanhado de batata frita e salada, mas isso não quer dizer que não possamos acompanhá-lo com um bom arroz branco ou com o que nos apeteça... Existem inúmeras receitas de raxo em internet, mas, a maneira de fazer é praticamente igual em todas. Esta eu peguei no site naranjalimon que além de estar tão bem explicadinha tem fotos mostrando todos os detalhes. Uma maravilha! Lhes deixo o link:http://naranjalimon.com/raxo/

Ingredientes:
1 kg de lombo de porco
4 dentes de alho
Salsinha a gosto
1 colher (sobremesa) de orégano
1/2 colher (sobremesa) de páprika (ou colorante)
páprika picante (opcional)
Sal a gosto
1 copo de vinho branco
Azeite de oliva

Preparo:
Lavamos e cortamos a carne em dados de mais ou menos 3 cm. Reservamos.
À parte picamos a salsinha, amassamos os dentes de alho e os adicionamos à carne. Acrescentamos o sal, o orégano e a páprika (a picante também).

Colocamos 4 ou 5 colheres de azeite de oliva e um pouquinho do vinho (dois dedos, medidos de um copo, mais ou menos). Misturamos tudo com as mãos...

...tapamos e deixamos descansar por pelo menos 3 horas (o ideal seria deixar de um dia para outro).
Logo, esquentamos uma frigideira com um pouco de azeite e colocamos aí a carne. Deixamos refogar em fogo alto por 4 ou 5 minutos (até que a carne esteja dourada).
Incorporamos o resto do vinho e deixamos reduzir até que se forme um molhinho um pouco espesso no fundo da frigideira.

Neste momento tapamos e deixamos repousar por uns 2 minutos. servimos imediatamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...