Bem vindos a Que cozinhamos hoje

Obrigado por visitarem o meu blog! Espero que desde este momento em diante ele passe a ser um pouquinho de cada um de vocês também e que juntos possamos aprender muitas coisas.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Empanada de atum

A melhor empanada que eu já comi é a que faz a avó do meu marido. Foi com ela que eu aprendí a fazer esta maravilha (sei que não faço tão bem quanto ela, mas me esforço). Foi uma das primeiras coisas que provei quando cheguei aqui a Galícia e é uma unanimidade do paladar  pois todos que a provaram até hoje, adoraram. Existe um dito: "Onde haxa galegos hai empanadas", porque é na Galícia onde se faz o maior número e as mais variadas empanadas. De massa existem vários tipos (de milho, de centeio, de trigo...), e várias maneiras de prepará-las (com gaseosa, com nata, com cerveja...), eu, de uma maneira geral, prefiro esta massa com leite e ovo, é fácil de fazer e fica muito gostosa.

Ingredientes para a massa:
750g de farinha de trigo
1 ovo
2 colheres de sopa de margarina
1 copo de leite morno
sal
1 colher de sopa de fermento em pó (Royal)

Preparo:
Em um recipiente colocamos todos os ingredientes e misturamos com a ajuda de uma colher (melhor se for de pau).

Quando se desgrude das paredes , colocamos a massa em uma superfície dura e enfarinhada e seguimos amassando com as mãos durante alguns minutos (deve ficar com uma consistência bem macia). Fazemos uma bola e voltamos a colocá-la dentro do recipiente.
Cobrimos com um pano e a deixamos descansar,(de preferência em um lugar da casa que seja mais quentinho, ou seja, perto de algo que lhe dê calor) por no mínimo meia hora.
Logo, dividimos a massa em dois, estiramos a metade (deixando-a bem fina) e cobrimos com ela uma bandeija de forno.

Ingredientes para o recheio:
3 latas pequenas de atum (importante que seja de boa qualidade)
1 cebola grande picada
2 dentes de alho amassados
1 tomate grande picado
salsinha picada
azeite de oliva
sal
açafrão
Pimento de piquillo (opcional)

Preparo:
Começamos refogando a cebola e o alho em bastante azeite e em fogo baixo. Quando a cebola começar a ficar transparente junntamos a salsinha e o tomate. Adicionamos sal com cuidado, pois o atum já tem o seu próprio sal.

Deixamos que se refogue tudo muito bem e logo, incorporamos o atum esmigalhado (sem o azeite da conserva). Misturamos tudo e retiramos do fogo. Em seguida, incorporamos o açafrão e mesclamos um pouco mais.

Cobrimos a primeira capa da empanada com o recheio de atum e colocamos por cima uns pimentos de piquillo que também lhe dá muito sabor (há quem substitui os pimentos por ovos cozidos). Estiramos a outra metade da massa e cobrimos com ela o recheio, fechamos pelos bordes e abrimos no meio um buraco para que a empanada respire. Por fim, furamos toda a capa de cima com um garfo e pintamos com um ovo batido. Levamos ao forno pré-aquecido por no mínimo 1/2 hora.

9 comentários:

  1. Boa noite, Ana...
    Andei na net à procura de empanadas de atum e a sua parece-me muito bem.
    Vou exprimentar a fazê-la.
    Caso me saia bem pergunto-lhe se se importa que, reconhecendo a sua autoria, a publique no meu blog que, já agora, convido a visitar.
    http://dajaneladacozinha.blogspot.pt/
    Obrigada e boas receitas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, distinta Proprietária da Janela!
      Só agora pude ver a mensagem que me deixas-te...Acabo de fazer uma empanada de carne com a mesma massa desta empanada de atum. Nela você pode por uma variedade de recheios que sempre fica deliciosa. Agradeço que publique a minha receita no seu blog, que por sinal está muito interessante! Vou me tornar sua seguidora. Qualquer dúvida pergunte-me. Estarei muito satisfeita em poder atendê-la. Bjusssss.

      Excluir
    2. Ana:
      Muito obrigada por me seguir.
      Quando fizer a sua receita, aviso-a. :-)
      Beijinhos

      Excluir
  2. Olá!!! Boa tarde
    Já tentei fazer esta massa duas vezes e sai-me sempre dura. qual é o aspeto da massa que tem de ficar mexendo com a colher?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A massa se mistura com a colher no inicio,mas logo nos ajudamos com as mãos. Não deixe ela muito seca. Quando estiver quase soltando das mãos, deixe de colocar farinha e sove até que se solte completamente. Vai ficar uma massa bastante macia.

      Excluir
  3. E o copo de leite morno é normal ou é dos grandes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O copo que eu uso é de 200ml. Mas daí você vai vendo o quanto a massa necessita, se mais ou se menos, até que se desgrude das mãos.

      Excluir
    2. O copo que eu uso é de 200ml. Mas daí você vai vendo o quanto a massa necessita, se mais ou se menos, até que se desgrude das mãos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...