Bem vindos a Que cozinhamos hoje

Obrigado por visitarem o meu blog! Espero que desde este momento em diante ele passe a ser um pouquinho de cada um de vocês também e que juntos possamos aprender muitas coisas.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Rocambole de morango e chantilly

Estamos na época do morango, adoooro! Por isso aproveitei para fazer este rocambole (aqui se chama "brazo de gitano"). Foi uma das primeiras receitas que aprendí ao chegar a Galícia. É tão fácil... e incrivelmente deliciooso! 

Ingredientes para a massa:
6 ovos
6 colheres de sopa de azúcar
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitada de sal

Preparo da massa:
Primeiro pré-aquecemos o forno a 200º. A parte, forramos com papel de forno uma bandeija (eu usei a própria bandeija do forno) e untamos o papel com margarina. Reservamos.

Montamos as claras com uma pitada de sal, até ficarem em ponto de neve bem dura. A partir de aí vamos colocando o açúcar, uma colher de cada vez, sempre batendo para que não baixe de volume.

Logo, adicionamos as gemas e batemos um pouco mais até que se mescle por completo.

Desligamos a batedora e vamos acrescentar a farinha de trigo pouco a pouco, misturando delicadamente com um batedor manual.

Colocamos esta massa na bandeija e levamos ao forno por cerca de 8 minutos aproximadamente. E enquanto isso preparamos uma calda com 1/2 xícara de açúcar, 1 xícara de água e cascas de limão. Levamos todos estes ingredientes ao fogo sem mexer e deixamos até engrossar levemente.

Logo, verificamos com um palito se o bolo está assado, retiramos do forno, deixamos esfriar um pouco. Desenformamos sobre outro papel de forno que teremos sobre a mesa polvilhado de açúcar. Espalhamos a calda e o enrolamos com o próprio papel para que vá tomando forma. Deixamos que termine de esfriar. 

Ingredientes para o recheio:
500g de morangos picados
6 colheres de açúcar
400g de creme de leite

Preparo do recheio:
Primeiro, antes mesmo de começar a fazer a massa, picamos os morangos, colocamos em um escorredor e espolvoreamos 4 colheres de açúcar por cima para que o morango vá soltando toda a água. Reservamos.
Á parte, com a batedeira, em velocidade baixa, batemos o creme de leite. Quando começar a tomar corpo, vamos acrescentando o açúcar aos poucos sem parar de bater. Continuamos batendo até que o creme tenha consistência de cobertura, mas, tendo cuidado para não bater demais pois o chantily pode passar do ponto.

Chegados a este ponto, cobrimos toda a parte interior do rocambole com uma generosa camada de chantilly e en seguida, distribuímos os morangos picados, que tínhamos reservado, por cima.

Enrolamos o rocambole com cuidado para que não saia todo o recheio para fora.

Cobrimos com o resto do chantilly e decoramos a gosto.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog.

    Adorei a receita.
    Farei em meu aniversário.
    Sou brasileira, mas minha família é galega.

    Um abraço

    Marisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marisa, fico feliz que tenha gostado desta receita. Quando fizer me escreva contando que tal ficou. Bjusss.

      Excluir
    2. Olá Marisa, fico feliz que tenha gostado desta receita. Quando fizer me escreva contando que tal ficou. Bjusss.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...