Bem vindos a Que cozinhamos hoje

Obrigado por visitarem o meu blog! Espero que desde este momento em diante ele passe a ser um pouquinho de cada um de vocês também e que juntos possamos aprender muitas coisas.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Bacalhau ao leite

Está chegando o dia das mães e o bom seria que em vez dela ter que ir prá cozinha neste dia, nós, os filhos ou maridos a surpreendera-mos com um menú muito especial além de flores e presentes que aqui prá nós, ela merece. Hoje trago uma receita que vai pegar muito bem e que é bem fácil de fazer. Eu sei que o dia das mães no Brasil cai no 2º domingo de maio, mas, como tenho muitos leitores por aqui onde o dia das mães cai no 1º domingo, então já lhes deixo com este prato que é maravilhoooso. E deixo para vocês o link do video que é do programa "Larpeiros" de uma tv local onde eu aprendí a receita. http://85.91.64.21/reproductor/inicio.asp?canal=tele&hora=22:24:38&fecha=04/02/2010&arquivo=1&programa=LARPEIROS&id_programa=431&corte=&mp4=0&medio=

Feliz dia das mães  


Ingredientes:
6 postas de bacalhau
1 cebola grande cortada em fatias
1 talo de alho poró cortado em rodelas
1 pimentão verde cortado em rodelas
1 pimentão vermelho cortado em rodelas
1 tomate maduro cortado em rodelas
2 dentes de alho amassado
3 ou 4 batatas grandes cortadas em rodelas de mais ou menos 1/2 centímetro
1/2 litro de leite
azeite de oliva
sal
farinha de trigo

Preparo:
Para uma elaboração mais rápida, o primeiro que temos que fazer é cortar todas as verduras e deixá-las reservadas para o momento de usar-las.

Em uma frigideira grande colocamos uma quantidade bastante generosa de azeite e deixamos esquentar. Quando estiver bem quente, introduzimos as batatas para que se dourem.

Em seguida, arrumamos as batatas já douradas em uma panela ampla (fazendo assim uma cama para o bacalhau) e reservamos.

Logo, passamos o bacalhau por farinha de trigo, e no mesmo azeite em que douramos as batatas (e com o fogo alto) douramos também as postas do bacalhau que vamos colocando sobre a base de batatas.

Baixamos o fogo, e ainda, no mesmo azeite do bacalhau, poremos as verduras que já temos cortadas (menos o tomate) e o alho. Deixamos que se façam lentamente.

Quando as verduras já estiverem bem macias, faltando pouco tempo para retirar-las do fogo, acrescentaremos o tomate e deixaremos até que se desfaçam.

Depois, com a ajuda de uma espumadeira e de uma colher de pau (ou outros utensílios que sirvam) vamos passando estas verduras para a panela do bacalhau, escorrendo muito bem o azeite. 

Finalmente, adicionamos o leite, colocamos um pouco de sal, tapamos a panela e deixamos cozinhar a fogo baixo por mais ou menos 6 minutos, sempre movendo a panela com as mãos para que não se pegue por abaixo (não usar colher nem nenhuma outra coisa para mover pois pode desfazer o bacalhau e as batatas).

Passado este tempo já está pronto para comer. O melhor é servir este bacalhau na mesma panela em que foi cozido.

 Dica: Use panela de barro para fazer este bacalhau. Fica mais bonito na mesa â hora de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...